© 2018 by CAPRICORNIO COFFEES.  Dúvidas | capricornio@capricorniocoffees.com.br

CONHEÇA ALGUNS DOS INSTRUTORES 

Estes são apenas alguns dos instrutores do Roaster Camp of Brazil.

Anne Cooper

Equilibrium Master Roastress | Austrália

Bio: Com mais de 20 anos no café, Anne tem uma vasta experiência. Além de mestre de torra, instrutora, consultora, é QGrader. Durante vários anos, coordenou produção dos cafés da marca Dallis Brothers, em Nova York. Após retornar à Austrália, foi a mestre de torra da Proud Mary Coffee e da Axil Coffee Roasters em Melbourne. Foi ainda Juíza Principal do Golden Bean Roasting Competition (Competição de Qualidade de Torra de Café), certame do qual foi campeã também duas vezes. As oportunidades de sua carreira permitiram que ela acumulasse conhecimento em vários torradores diferentes, uma chance que poucos mestres de torra têm ao longo de suas carreiras. Com isso, conseguiu acumular larga experiência e desenvolver técnicas em equipamentos de pequena, média e grande capacidade. Uma das pessoas mais admiráveis que a Capricornio Coffees conhece, Anne é uma educadora nata, uma das mais preparadas profissionais em torra do mundo, simpática e de humildade incomparável. Anne competiu e também julgou Campeonatos de Barista e Torra nos Estados Unidos e Austrália, gerenciou cafeterias e fez parte do conselho do Roasters Guild da SCA. No ano passado ministrou o curso “Expressões da Torra I” e deu todo seu apoio na organização do primeiro “Desafio entre Torradores”. Neste ano, com “approach” totalmente diferente, vem para a segunda edição do encontro somar à presença de vários outros mestres de torra. Anne tem sempre muito a contribuir.

 

Temas:

“Torra de Amostra” (Curso)

“Curso Expressões da Torra” (Curso)

Vladmir Nenashev

Campeão do Campeonato Mundial de Torra 2018 | Russia

Vladimir é o mestre de torra da empresa Samara, na Rússia. A paixão dele por café começou como um hobby. Estava preparando café em casa e quis se aprofundar mais. Hoje o hobby acabou virando profissão. O campeão do World Roaster Championship (Campeonato Mundial de Torra) trabalha no setor há 4 anos e usa atualmente um Trobrat de 20 kg, o primeiro torrador/equipamento produzido pela Rússia que pode competir com marcas internacionais renomadas. O aprendizado foi empírico, com bastante experimentação. E há pouco tempo ele concluiu os três níveis do Curso de Torra da SCA. Umas das pessoas em que ele se espelha é Dmitry Boroday. Ele gosta de torrar em dias chuvosos e seu estilo de música favorita é a eletrônica e rock alternativo.

Yoshiyuki Nakamura

Segundo Lugar no Campeonato Mundial de Torra 2018 | Japão

Yoshiyuki Nakamura, do Japão, dono da cafeteria "Mame Polepole", conquistou a segunda colocação no Campeonato Mundial de Torra. Depois de se formar na universidade, Yoshiyuki começou a estudar técnicas de torra de café e abriu sua própria cafeteria. E este ano participará desta edição para compartilhar todo seu conhecimento.

Veda Viraswami

Terceiro Lugar no Campeonato Mundial de Torra 2018 | França

Veda Viraswami, da França, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Torra de 2018.
Além do título mundial, Veda já havia sido campeão do Campeonato Francês de Torra em 2017 e 2018
Antes de terminar seus estudos, já estava envolvido com o trabalho de torra de café que, naquela época, 15 anos atrás, ninguém sabia o que era café especial. Se interessou pela torra porque queria entender toda a ciência por trás do processo e como as leis da física e da química podiam alterar todo o trabalho. No começo, abriu uma pequena empresa em Estrasburgo, no leste da França. Na sequência, foi contratado por uma empresa chamada Les Cafes Sati, que possuia fábrica também na Polônia. Trabalhou lá por cinco anos, dividindo meu seu tempo com cursos de torra que aplicava pela metodologia SCA. Está participando esse ano para trocar experiências com torrefadores brasileiros e conhecer um pouco mais sobre a cena dos nossos cafés especiais.

Emanuele Tomassi

Campeão Italiano de Torra 2018 | Itália

Nasceu em Aprilia. Quando era criança, sua família abriu um bar chamado Emanuel. Após ganhar experiência, trabalhando nos negócios de sua família, mudou-se para Nova York, nos anos 90, e durante 4 anos amadureceu ainda mais seu conhecimento. De volta à Itália, abriu uma nova loja, chamada “Caos Caffè” e desenvolveu uma paixão por cafeterias modernas. Começou então a investir em seu negócio, buscando as melhores matérias-primas. Um pouco mais tarde, mudou-se com sua família para a Dinamarca, onde conheceu o vice-campeão do Campeonato Mundial de Barista. Com sua ajuda, construiu sua própria torrefação e apaixonou-se pelo assunto.

Salvador Benitez

Bi-Campeão Mexicano de Torra 2015 e 2018 | México

Salvador Benitez nasceu na Cidade do México. Iniciou sua carreira no café, em 1986, quando tinha apenas 10 anos, graças à influência de seu pai que abriu um negócio com café em paralelo a sua profissão de Engenheiro Químico. Mais tarde, em 1998, abriram sua primeira cafeteria. Salvador já foi campeão do Campeonato Mexicano de Barista em 2006 e 2007. Também participou do Campeonato Mexicano de Torra e conquistou a primeira colocação em 2015 e 2018. Salvador é Q-Grader e membro do Comitê de Avaliação de Café Verde Sagarpa.

Fabiana Carvalho

Neurocientista, pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) | Brasil

Fabiana Carvalho é neurocientista e investiga há mais de vinte anos como o cérebro humano percebe e prediz eventos a partir dos dados da experiência. Bacharel e mestre em Bioquímica pela UFMG, doutora em Psicobiologia pela USP e University of Glasgow, e pós-doutora pelo King’s College London e pela USP. Hoje é pesquisadora na FEA, Unicamp, na área de crossmodalidade e percepção. Ela desenvolve o projeto "The Coffee Sensorium" em colaboração com a University of Oxford, Inglaterra, onde investiga o efeito de fatores externos na percepção de sabor de cafés especiais. Muita pesquisa já foi conduzida em relação a outras bebidas, como no vinho e na cerveja. Então já se sabe que o copo, a cor, o peso, a textura e o formato têm efeito significativo na percepção sensorial. Além da condução de um experimento durante o evento com os participantes, a pesquisadora fará uma palestra no último dia sobre o assunto.

 

Temas:

- Percepção do Sabor de Cafés (Experimento)

- Percepção Multissensorial do Sabor em Cafés Especiais (Palestra)

Livia Mundim

Cropster I Brasil

Livia Mundim é gerente de contas do Cropster no Brasil. Livia é mestre em ciência e economia do café pela Universidade de Udine e Fundação Ernesto Illy em Trieste, Itália. Além de uma carreira que inclui ter trabalhado como trader no mercado norte americano de cafés especiais, Livia tem experiência e conhecimento do mercado de cafés de alta qualidade.

 

Luiz Saldanha

California Coffee Estates / Capricornio Coffees | Brasil

Agrônomo formado pela Esalq, de Piracicaba, Luiz Saldanha é um dos poucos profissionais de sua área que conhece muito bem café da semente à xícara. Com larga experiência na produção de café especiais, Saldanha é dono da California Coffee Estates, localizada em Jacarezinho, PR, e já foi finalista do Cup of Excellence várias vezes. Excelente provador e mestre de torra, é também sócio da Capricornio Coffees.

 

Tema: Protocolo de Avaliação Sensorial do Encontro

Luiz Salomão

Bunn I Brasil

Gerente do escritório da Bunn e coordenador de vendas, operação e importação para a América Latina – Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, Luiz está envolvido com o setor há mais de uma década, apoiando nos campeonatos não só no fornecimento de equipamentos, mas também julgando competições no País e no exterior. Apaixonado pelo assunto, é uma pessoal muito querida no meio.

Tema:

O crucial papel da água na extração